O INED – Instituto de Nefrologia e Diálise foi fundado em 1996, em Salvador (BA), pelos nefrologistas Dra. Angiolina Campos Kraychete, Dra. Cacia Mendes Matos e Dr. Sérgio Luiz Moura Correia, com objetivo de prevenir e tratar doenças renais. A clínica trouxe para Salvador uma proposta diferente de atendimento multidisciplinar e interdisciplinar, integrando ao tratamento médico os esforços de uma equipe formada por profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, exercendo suas atividades em ambiente humanizado.
A partir do ano 2000, o INED adotou atividades socioeducativas para pacientes e familiares, buscando melhor adaptação ao tratamento dialítico e reintegração social. Ações como o programa de alfabetização de adultos, educação continuada a pacientes e familiares, oficinas de beleza e caminhadas foram realizadas com sucesso, além de atividades recreativas e de relaxamento durante as sessões de hemodiálise, como aulas de teatro, apresentações musicais, sessões de Reiki e exibições de filmes.
Através de um trabalho de melhoria contínua da qualidade, iniciado em 2005, utilizando a metodologia da Acreditação, o INED tornou-se, em 2006, a primeira clínica de Nefrologia Acreditada do Norte e Nordeste e logo em seguida, em 2007, a primeira do Brasil certificada em Nível de Excelência pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, uma das instituições de certificação de maior credibilidade na área de saúde do país, o que se repetiu nos anos de 2011 e 2014, quando foi re-certificada.
Em mais uma ação pioneira, o INED trouxe para Salvador o serviço de Fisioterapia para pacientes portadores de doença renal crônica, realizado durante o procedimento da hemodiálise.
A clínica realiza, ainda, consultas ambulatoriais, com foco na prevenção da doença renal crônica e educação do paciente, e oferece serviços de hemodiálise e diálise peritoneal ambulatoriais.