No modelo de gerenciamento da qualidade do INED a segurança do paciente é principio fundamental. Baseia-se em ações preventivas, análise de informações obtidas através de vários sistemas de notificação (pacientes, reclamações e queixas, incidentes, intercorrências e eventos adversos notificados pelos profissionais), ações corretivas e padronização de procedimentos e condutas.
Etapas de implantação do sistema de qualidade do INED.
- 2002/2003:
- Treinamento e Capacitação das lideranças
- 2003/2004
Auto diagnóstico e sensibilização.
- 2002 /2005:
- Revisão de rotinas técnicas e administrativas,
- Normatização dos procedimentos operacionais
- Descrição dos cargos e funções.
- Reestruturação administrativa financeira,
- Treinamentos comportamentais e técnicos ( atendimento ao cliente, desenvolvimento de equipes, supervisão e liderança etc)
- Monitorização de indicadores epidemiológicos, administrativos e financeiros.
- Implantação dos indicadores de qualidade assistenciais com metas estabelecidas para desempenho operacional, processos clínicos e da gestão de resíduos.
- Sistematização do cronograma de auditorias internas com acompanhamento de ações corretivas.
- 2005: Formalização do Núcleo da Qualidade.
- 2006: Acreditação ONA nível 1 em maio de 2006, primeira do norte de nordeste na área de Nefrologia e TRS.
- 2007: Acreditação ONA em Excelencia em dezembro de 2007. Primeira do Brasil na área de Nefrologia e TRS.
- 2011: Re-certificada pela ONA em nível de excelência.
- 2014: Re-certificada pela ONA em nível de excelência.
- 2017: Re-certificada pela ONA em nível de excelência.